Edições

Notícias

ATÉ QUANDO, JUDAS?

Dúvidas da Nossa Língua

Visão Felin(i)a(na) Disseca a Realidade

Rodolfo Konder

Gerardo

Página Inicial

Isto o jornal não conta

UM OLHAR PARA A CULTURA BÚLGARA

Livros

A Consciência dos Homens

 

Editorial

 

O Dia Mundial do Livro e do Autor é comemorado no dia 23 de abril. A data foi instituída pela Unesco em 1995. Inúmeras programações em todo o mundo foram realizadas para se comemorar o Dia Mundial do Livro e do Autor.

No Brasil, o Dia Mundial do Livro é comemorado no dia 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato.

Em 2007, Bogotá foi escolhida como a Capital Mundial do Livro. A capital colombiana programou mais de 40 projetos, que serão divididos em sete áreas: Escritores de agora e de amanhã; Bogotá, uma grande escola – leitura e bibliotecas; Bogotá, cidade dos editores e livreiros; Jornalismo e crítica; Pesquisa, ciência e história; Desenho e ilustração; Inventar Bogotá: os habitantes e a cidade.

No Brasil ocorreram eventos, nas cidades de São Paulo e Taubaté, para se comemorar o Dia Mundial do Livro e em homenagem ao autor do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Esperamos que o Dia Mundial do Livro e do Autor não fique apenas em comemorações restritas à data, pois a melhor homenagem que podemos fazer aos autores é respeitar os seus direitos autorais. Que os seus direitos sejam respeitados quer sejam relacionados a comissões sobre vendas de livros ou pagamentos de cachês para a realização de palestras, seminários e etc. 

Esperamos também que em todas as cidades, vilas, aldeias e países, o livro esteja presente em todas as casas e bibliotecas. Mas, que não seja apenas enfeite nas estantes. Que todos os povos desfrutem de uma boa leitura.