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Ao Embalo da Manga Madura

Caio Porfírio Carneiro

Livro como este de Rita de Cássia (Manga Madura, Fortaleza, 2004) é para ser lido ao embalo de uma rede ou numa cadeira- de- balanço. Porque, para além das poesias, ou emanado delas, espiraliza-se um frescor profundamente humano e dadivoso, que há de ser o lado de benquerença que todos nós, dentro das nossas precariedades, possuímos. Suas poesias são ungidas com uma aura de paz, até quando o protesto, a tristeza ou a dor exsurgem dos versos. Tal como a autora diz no início de Minha Alma: “Todas as tardes/ após os afazeres/ penso em uma solução/ salvadora de vida.”

Cremos que aqui está a essencialidade maior das suas criações. Os anjos, quase contra-faces de sua visão filosófica do mundo e do cosmo, são bem emblemáticos do que afirmamos.

Os sentimentos de Rita de Cássia alcançam uma dimensão de grande espiritualidade quando eles se concretizam em poesia. Ao correr de quaisquer de suas obras este é o fio condutor da sua Arte, que não se monotoniza, porque a variação temática é bastante diversificada.

Manga Madura é para ser lido, embalar-se com ele, mas, particularmente, para se por a mão na consciência, porque, na subjacência dos poemas, há uma visão de Vida, sua e de tudo que a cerca, muito grande. E há ainda uma solidão, que se não anula em si mesma, porque a chama infinita de Vida está sempre presente.
Temos, neste livro, uma simbiose sutil, porém bem perceptível, que voleia entre suas reminiscências, a natureza na sua pujança ecológica, e essa quase prece, que vem a ser a tênue levitação romântica. Tal como em Passagem: “Viagens para fora/ lugares, paisagens./ Viagens para dentro/ imagens vivas. /Lembranças gravadas”.

A poetisa vê e sente a vida, é andeja nas suas observações mundo a fora, sensibiliza-se com tudo, até com uma pedra no meio do caminho.” E, inversamente, sempre se acautela, não se alonga, é essencial. O poema Parque do Cocó, tão belo, de paisagem translúcida, completa-se com a alma e visão corpórea da autora dentro dele. Eis outra característica da autora: ela vê sempre de muito perto, tudo é palpável e mágico, até quando volta ao passado.

Manga Madura (de excelente feição gráfica) é para ser lido ao embalo, se não da rede, se não da cadeira-de-balanço, ao embalo das próprias emoções de quem o ler, porque é um embalo de Vida, na sua dimensão universalizante, que cala fundo na alma do leitor de qualquer quadrante.

Para Manga Madura um adjetivo basta: lindo.

Caio Porfírio Carneiro é secretário administrativo da União Brasileira de Escritores.