Edições

Página Inicial

O Sonho não Pode acabar

Editorial

Machado de Assis e o Abolicionismo

Cantiga de Amigo

Livros

Nada  Diz mais Nada

Inevitável Mário Quintana

Sites

Chão de Haicais

As Areias de Ontem

 

Notícias

 

Alice Spindola foi homenageada pela Câmara Municipal de Nova Ponte pelos serviços prestados ao município. O título foi concedido por indicação da vereadora Célia Aparecida dos Santos. Alice é filha de José Antonio Pereira, que foi o primeiro prefeito de Nova Ponte pelo voto direto.

A 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, com realização da Francal Feiras, acontecerá de 9 e 19 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, reunirá mais de 320 expositores distribuídos em 57 mil metros quadrados.

A 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está com inscrições abertas para o Fala, Professor! - ciclo de palestras sobre técnicas e materiais de apoio em sala de aula, desafios da educação brasileira, técnicas para melhorar a comunicação entre professores e alunos, e muitos outros assuntos. Os interessados poderão se inscrever no Centro de Atendimento a Professores e Escolas, Rua 24 de maio, 77 - 5ª andar - conj. 504, em São Paulo, no site www.bienaldolivrosp.com.br   Tel.: (11) 3333-7878.  E-mail: palestras@francal.com.br

A Editora Senac fechou parceria com o Programa Google para Pesquisa de Livro para a digitalização de 660 títulos do catálogo, que ficarão disponíveis no site de busca da empresa americana.

A Gourmand Cookbook Awards 2005 indicou Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados, de José Osvaldo Albano do Amarante, como o melhor livro educativo sobre vinhos editado em português.

 Ricardo Rezende Figueira, com a obra Pisando Fora da Própria Sombra - A Escravidão por Dívida no Brasil Contemporâneo, foi o vencedor da 47ª edição Prêmio Casa de Las Americas, na categoria de Literatura Brasileira.

Prefeituras de 145 Cidades Brasileiras terceirizaram a educação usando recursos federais, destinados ao setor, para pagar convênios com sistemas particulares de ensino.

A Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro elegeu nova diretoria para o biênio 2006/2007: Milena Piraccini Duchiade, presidente; Marcus Fernando Gasparian, vice-presidente; Solange Jacob Whehaibe, secretária; Eliza Peixoto Garani, 1º tesoureira; Miguel Luiz da S. Vieira, 2º tesoureiro; Conselho Fiscal: Derli C. Cerejo, Rui Campos de Almeida Soares, Antonio Carlos de Carvalho, Claudia Amorim; suplentes: Carlos Jair Rola, Giovanni Navarro Moro e Fernando Daniel Chomski.

 

Contos Populares Espanhóis, com narração e apresentação de Yara Maria Camillo, foi lançado pela Landy Editora.

Mário Azevedo Alexandre lançou Crônicas Recolhidas e Escolhidas, com apoio do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, da Faculdade Integração e do Ilha Porchat Clube. A renda das vendas foi doada ao Centro de Referência em Oncologia Infantil.

Educare,  portal  da Fundação Telefônica, www.educarede.org.br, está disponibilizando um livroclip de Dom Casmurro, de Machado de Assis. É o primeiro da série de livroclips, espécie de trailer de um livro de obras mundialmente consagradas, que integra a  biblioteca do portal.

Antonio Miranda incluiu, na galeria de Poetas Brasileiros, do portal: http://www.antoniomiranda.com.br/Portal_poesia_ibero/PORTAL_POESIA_IBERO_INDICE.htm,   os seguintes autores: Alfredo Rossetti; Astrid Cabral, Ronaldo Costa Fernandes, Carlos Barbosa, Cora Coralina, Danilo Lôbo, Elmar Carvalho, Francisco Miguel de Moura, Hugo Mund Jr, Hugo Pontes, Jayro Luna, Joaquim Branco, Jorge Tufic, José Aloise Bahia, José Geraldo Neres,  Mário Chamie, Moacyr Félix, Napoleão Valadares, Osmar Dillon, Paulo de Toledo, Ronaldo Werneck e Virgílio Maia.

Grande Sertão: Veredas, obra de Guimarães Rosa, que completa este ano 50 anos da sua publicação, será destaque na Bienal Internacional do Livro com o lançamento de uma edição comemorativa e integrará a programação do Café Paulicéia com uma palestra ministrada por Willi Bolle, autor de Grandesertão.br, que acontecerá no dia 11 de março, às 19 horas.

Otávio Frias de Oliveira, publisher da Folha de S. Paulo; Ruy Mesquita, diretor do O Estado de S. Paulo e João Monteiro, presidente da Rede Vida de Televisão, foram os vencedores do Prêmio Luís Martins de Jornalismo, promovido pela Academia Paulista de Letras. Os laureados receberão uma alegoria em bronze, de autoria do escultor Waldir Rocha, em sessão especial da Academia Paulista de Letras.

A VISA será a patrocinadora do Espaço Literário VISA, na 19ª Bienal Internacional do Livro, que contará com uma programação, de sessões diárias, com debates com os leitores, mediadas pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, colunista da Folha de S. Paulo, e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernadez. O Espaço Literário Visa é o antigo Café Paulicéia.

Antonio Fernando Costella, autor de Patas na Europa, Comunicação do Grito ao Satélite, entre outros livros, tomou posse na Academia Paulista de História e ocupará a cadeira n° 14, cujo patrono é João Pandiá Calógeras. O seu antecessor foi o acadêmico Celso Maria de Mello Pupo. Costella foi saudado por Célio Debes. A academia é presidida por Luiz Gonzaga Bertelli.

A Segunda Guerra no Cinema, livro de autoria de Guido Bilharinho, foi lançado pelo Instituto Triangulino de Cultura. Caixa Postal 140 – Uberaba - Triângulo - MG -38001-970. Site: www.institutotriangulino.com.br

A Revista Cometa de Papel, de poesia, editada pelo escritor Luís Alberto Calderón, no Peru, na edição de dezembro de 2005 publicou poemas de Aricy Curvello e Eduardo Waack, entre outros poetas latinos.

Israel Dias Novaes lançou Revisão de uma Jornada, pela Edições Altamira, na sede da Academia Paulista de Letras. A obra, organizada por Maria Amélia, filha do acadêmico, retrata a intensa vida de Israel Dias Novaes no jornalismo, literatura e política – desde Avaré, sua terra natal, e em São Paulo na Faculdade de Direito, Correio Paulistano, Câmara dos Deputados, amigos, várias organizações culturais e sociais, viagens, vida familiar e na APL.

A Academia Paulista de Letras, através de convênio assinado com o Instituto de Estudos Brasileiros, irão editar as cartas trocadas entre Mário de Andrade e o antropólogo Luís da Câmara Cascudo. O convênio envolve a Academia Norte-Riograndense de Letras e a Imprensa Oficial do Estado.

A Editora Olho D’Água está promovendo curso sobre a Mémória Escrita, com o objetivo de  desenvolver a redação criativa, que será ministrado pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos e pela Profa. Dra. Roberta Lombardi Martins, na sede da editora, à Rua Dr. Homem de Melo,1036, Perdizes, em São Paulo. O curso, que englobará a carta pessoal, biografia, autobiografia e a crônica é no valor de R$ 200,00. Informações e inscrições pelo telefone: (11) 3673-1287. E-mail: patricia@olhodagua.com.br